Escova Progressiva


Cuidados necessários após fazer uma escova progressiva

A escova progressiva é o método usado por muitas mulheres para deixar os cabelos lisinhos, onde através da algumas aplicações os fios ficam mais finos e lisos, com a ressalva que este tipo de escova não alisa cabelos crespos ou muito cacheados, para estes tipos de fios o resultado será uma redução no volume dos cachos.
Muitas mulheres tem o desejo de fazer este tipo de escova, mas ficam com dúvidas sobre os cuidados que devem ter em casa na manutenção da escova progressiva.

Para quem faz uma escova progressiva a hidratação dos cabelos é um dos passos mais importantes

Para amenizar estas dúvidas vamos dar alguns conselhos de como cuidar dos cabelos após a escova progressiva.
Não use xampu para cabelos danificados, antirresíduos ou anti-frizz, estes irão acelerar a retirada da química da progressiva dos cabelos, e dessa forma a escova vai durar menos do que o previsto (em média cerca de 3 meses).
Os xampus que devem ser usados são os com pH neutro ou xampus específicos para cabelos quimicamente tratados. Infelizmente não existem produtos que prolonguem o efeito da progressiva, nem mesmo o xampu sem sal.
O maior cuidado que se deve ter é manter os fios bem hidratados. Faça uma hidratação profunda com queratina a cada 15 dias ou no máximo uma vez no mês. Esta hidratação pode ser feita no salão ou em casa mesmo. Também semanalmente é importante usar cremes com lanolina, aloe vera, ceramidas e proteínas da seda, que irão ajudar a manter os fios úmidos de forma natural.
E quando for usar o secador nos cabelos é necessário utilizar um protetor térmico para que as escamas dos fios não se abram e você não perca o produto usado na escova progressiva.

A escova progressiva serve para alisar os cabelos, mas o resultado não é imediato, é preciso fazer de três em três meses, por pelo menos 1 ano, quanto mais você fizer mais vai obter resultado, como o nome mesmo diz, progressiva, vai obtendo resultado ao passar do tempo, a primeira vez já se nota uma diferença, mas ao passar do tempo, você até se esquece de como era os seus cabelos naturais, eles ficam mais soltos e lisos e dependendo do produto não danifica muito os cabelos, você deve tomar bastante cuidado com quem e qual produto usar, pois se tiver muito formol pode trazer varias reações, como alergias. Não deixe de conferir como é o resultado dessa escova maravilhosa que é a preferência de muitas mulheres e até alguns homens.
Veja e confira Escova Progressiva:



http://moda.novidadediaria.com.br/wp-content/gallery/escova-progressiva/escova-progressiva-7.jpg
 
     http://moda.novidadediaria.com.br/wp-content/gallery/escova-progressiva/escova-progressiva-2.jpg






  VAMOS ENTENDER PRIMEIRO O QUE FAZ A ESCOVA PROGRESSIVA.
O princípio ativo da escova progressiva é o formol (nome da solução aquosa a 37% de concentração do formaldeído, um gás incolor), que quebra a ligação original dos fios (HS-SH) e as transforma em (-S-H2C-CH2-S-), aumentando a disponibilidade de H, assim este não é tão disputado e não torce a fibra.

Primeiramente as cutículas são abertas, para permitir que o formol entre e reaja. Junto vai a queratina para repor aquela que eventualmente acabou sendo perdida pelas agressões externas ou processos químicos anteriores.

O calor do secador e da piastra aceleram a reação do formol e modelam mais rapidamente (pois seria necessária uma concentração muito grande de formol e queratina para que somente eles alisassem completamente os cabelos). Como a fibra não consegue absorver todo o produto, o que sobra acaba servindo de conservante modelador.

O cabelo, livre de agressões e químicas, tem pH (índice de acidez) entre 4,5 e 6,5 (ligeiramente ácido), suas escamas estão fechadas.

VANTAGEM DA ESCOVA PROGRESSIVA SOBRE OUTROS PROCESSOS
A vantagem da escova progressiva sobre os outros processos de alisamento está na variação de pH muito baixa.

A solução aquosa do formaldeído tem índice de acidez entre 2,5 e 4,5 (também ácida, muito próxima a dos cabelos).

Os alisamentos feitos com hidróxido de sódio (soda cáustica) tem pH por volta de 12, tioglicolato de amônia pH entre 7 e 9 e hidróxido de guanidina, pH 13; portanto são produtos alcalinos. A variação muito brusca de pH faz com que as escamas se abram mais facilmente, porém acabam desnaturando a queratina (que é uma proteína); são considerados processos mais agressivos, estragam os cabelos a longo prazo. É verdade que é usado um shampoo de limpeza profunda com pH alcalino na escova progressiva, porém o tempo de exposição é muito baixo, os resíduos saem mas a estrutura não se altera.

 

Como ter cabelos lisos ?


Ter cabelos lisos é o sonho de toda garota! É por isso que no mercado de beleza não param de surgir novos tipos de alisamentos e escovas progressivas. Você sabe qual é a diferença entre o alisamento definitivo e o temporário? Escolha o tipo que mais combina com você!


                                   

Alisamento temporário

Mais conhecida como escova progressiva, esta técnica alisa os fios de forma externa, sem alterar a estrutura do fio. O efeito liso é uma maquiagem temporária que dura em torno de dois a quatro meses.Dependendo do tipo de cabelo, é recomendado fazer retoques na raiz e hidratações regulares.


Alisamento definitivo 

É uma técnica de alisamento profunda que altera a constituição química do cabelo e transforma totalmente a estrutura do fio. De acordo com Patrícia Duran,técnica de produto da Keune, o cabeleireiro precisa ser um grande profissional na técnica, pois o tratamento é muito agressivo e só deve ser feito caso ocabelo esteja em condições de resistir bem à química.
“O cabeleireiro precisa conhecer bem o cabelo da pessoa para fazer este tipo de alisamento. Por isso, o ideal é fazer alguns testes para saber se as mechasvão resistir à técnica”, explica Patrícia Duran, técnica de produto da Keune. 
Pessoas com cabelos danificados ou que tenham tingido as madeixas recentemente podem fazer a escova definitiva, desde que tenham passado por testes para saber se a estrutura do fio é resistente à química. 


Cuidados fundamentais

Antes de sentar na cadeira do salão, é importante escolher bem o profissional que será responsável por fazer o alisamento. “É preciso certificar-se de que o local utiliza produtos aprovados pela ANVISA”, diz Pamela Metzger, técnica de produto da Keune. O teste de mecha de cabelo é fundamental antes da aplicação da química no cabelo. Além de ser direito do cliente, é uma forma de saber se a técnica pode ou não ser realizada.

Atenção: meninas com menos de 12 anos estão proibidas por lei de fazer qualquer tipo de alisamento!