sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CASAMENTO AFRICANO






Prepare-se ... o post será enorme !!

Conhecida por ser a região do planeta com maior quantidade de civilizações antigas, a África é um continente de extensa diversidade étnica, cultural e social. Existem milhares de tribos diferentes, cada uma com seus costumes, crenças e histórias. Tudo isso, naturalmente, é refletido nas tradições relacionadas ao casamento.

Embora muitas dessas tradições sejam completamente diferentes entre si , e algumas sejam consideradas inaceitáveis em determinadas regiões, existem questões e detalhes em comum nos casamentos celebrados no continente.


Para muitos povos africanos, a preparação do casamento começa ainda na juventude, e uniões arranjadas são comuns. Homens e mulheres recebem orientação para se tornarem parceiros ideais. No caso delas, há algumas que chegam até mesmo a frequentar escolas especiais, onde aprendem a ser boas esposas e como se comunicar entre si acerca dos problemas familiares sem que os maridos percebam o que dizem.
Assim como em outras regiões do mundo, o casamento africano é um evento que celebra a família e a união de duas pessoas. Em alguns locais, toda a comunidade é envolvida na comemoração, e a noiva é vista como a responsável pela continuidade do povo.



A maioria dos casamentos celebrados na África não tem registro legal e, muitas vezes, nem cerimônia religiosa. Apenas a celebração e o cumprimento dos costumes são suficientes para que a sociedade passe a aceitar e tratar um homem e uma mulher como casados.
CELEBRAÇÕES



Muita cor, música e danças: esses são os elementos principais de um típico casamento africano.  Porém, dependendo da região em que o casamento é realizado, as cerimônias podem durar dias e serem extremamente elaboradas. Há também os casamentos coletivos, onde diversos casais são casados ao mesmo tempo.
Na data marcada pelo noivo e sua família, os convidados se dirigem pela manhã ao local da cerimônia, geralmente na casa da noiva, para o inicio da celebração. A família no noivo senta de um lado, enquanto que a família da noiva senta-se do outro lado.
A  cerimônia tem início com uma oração e apresentações e esta é feita pela pessoa mais velha da família do casal.
A família dos noivos começa apresentando o dote e os outros itens da lista, um por um. A negociação é feita e fechada da melhor forma possível para as ambas as famílias. Nessa etapa a noiva não está presente, apenas o noivo, porém este se mantém calado e todo o processo é feito através de uma pessoa designada pela família.
Uma vez que toda a negociação é finalizada, a noiva aparece para que o noivo a reconheça como tal, e após essa confirmação, a noiva confirma, mediante a três intervenções de seu pai, se ela realmente concorda com o casamento.  No final de todo o ritual, o noivo coloca o anel na mão da noiva e podem enfim beijar e abraçar a noiva.
Mais orações são feitas e as bênçãos finais dadas. Uma grande festa é oferecida aos convidados com muita comida, bebida e musica até o anoitecer.


Veja algumas das diferenças nas tradições dos casamentos africanos, de acordo com as regiões em que são realizados:
ANGOLA
Em razão dessas características, o matrimônio tradicional angolano é um evento que, muitas vezes, envolve mais aspectos econômicos e sociais do que o relacionamento amoroso entre duas pessoas. Assim, o pedido de casamento é um processo bem mais importante do que a cerimônia ou a união em si.
O “alambamento” é uma tradição muito forte em Angola, que persiste até os dias de hoje. Esse processo é iniciado quando o noivo ou sua família enviam uma carta à família da noiva, manifestando interesse no casamento. A aprovação da família é fundamental para que a matrimônio se concretize. Por isso, esse pedido formal é muito importante.
O responsável por cuidar do alambamento é o tio da noiva, que escolhe uma data para que o futuro marido peça a mão de sua sobrinha pessoalmente. O tio também é responsável por confeccionar uma lista com itens que o noivo deve providenciar até esse dia. Em geral, a lista é composta por uma quantia de dinheiro, engradados de cerveja e refrigerante, animais, ouro e sapatos para a família.
No dia estipulado, o noivo deve ir até a casa de sua futura esposa para se apresentar formalmente e anunciar o início do pedido de casamento. A lista de itens exigidos é lida em voz alta para que o pai da noiva concorde com seu conteúdo. Em seguida, o noivo apresenta os itens que juntou. Caso todas as exigências tenham sido cumpridas, as famílias imediatamente se reúnem para marcar o "grande dia" e providenciar outros detalhes do evento.
Há uma grande festa em comemoração ao “alambamento”, com música, dança e bebidas (as mesmas providenciadas pelo noivo). A cerimônia de casamento em si costuma ser bem mais simples. Muitas vezes, ela se torna até desnecessária, uma vez que os noivos passam a ser considerados marido e mulher assim que os itens da lista de pedidos do tio são aceitos pela família da noiva.
ETIÓPIA
A tribo “Karo” decora suas noivas com tatuagens no abdômen que contem diferentes símbolos, de acordo com a história de vida da noiva e sobre o casamento.
Na tribo “Amhara”, muitos casamentos são negociados pelas duas famílias. A cerimônia civil sela o contrato, esta pode ter um sacerdote presente ou não. Existe também o casamento temporário, que é feito através de um acordo verbal antes de ser realizado o casamento em frente às testemunhas.
GANA
A cerimônia do casamento de Gana é uma cerimônia tradicional, onde o noivo acompanhado por sua família formalmente pede a mão da noiva em casamento na presença de familiares, amigos e simpatizantes. A tradicional cerimônia é um rito necessário comum de casamento para todos os casais de Gana. Porém nos dias de hoje, a maioria dos casais também realizam o casamento em uma igreja ocidental, além da cerimônia de casamento tradicional.
NAMÍBIA
O povo Himba da Namíbia rapta a noiva antes da cerimônia do casamento e coloca-lhe uma espécie de coroa feita em pele. Depois da cerimônia ela é levada à casa da família onde passará a morar e recebe suas novas responsabilidades de casada. Depois ela é besuntada de manteiga para lhe demonstrar que foi bem aceite na família.  
NIGÉRIA
Os Wodabee da Nigéria cortejam as primas para casar. Os rapazes usam amuletos poderosos para demonstrar o seu encanto às suas primas. Se existirem 2 primos que pretendam a mesma mulher, esta escolhe um deles, sendo o outro primo convidado a ser amigo do casal e a freqüentar a sua casa, e por vezes até a sua cama! 
QUÊNIA
Para a tribo Massai, os noivos são escolhidos pelos familiares e já estão predestinados desde criança. No casamento, as mulheres são casadas com homens que não conhecem, usualmente muito mais velhos que elas. A noiva recolhe todos os seus bens, e é vestida com as mais finas jóias. Durante a cerimônia, o pai da noiva cospe na sua cabeça e peito como sinal da sua bênção; depois a noiva parte com o seu marido para a sua nova casa sem olhar para trás, pois reza a lenda, que se assim não fizer ela transformar-se-á em pedra.
O povo Swahili banha as noivas em óleos de sândalo e tatuam henna nos seus pés e mãos. Uma mulher mais velha dá instruções à noiva sobre como ser uma boa esposa, como agradar e fazer sentir bem o seu marido. Por vezes, esta mulher mais velha esconde-se por debaixo da cama dos recém-casados para o caso de serem necessárias instruções adicionais.
Em outras regiões do Quênia, a maior festa do casamento é a “Kupamba” realizada na noite após o casamento, sendo basicamente criada para exibir a noiva para as outras mulheres da tribo. Esta festa é exclusiva para as mulheres onde os homens não podem entrar, pois nela os véus são retirados e as mulheres poderão exibir seus pentados e jóias, o que a torna uma verdadeira competição. Segundo eles a mulher que possui melhores jóias é a que tem melhor marido.
Para o povo Samburu o casamento é uma serie de rituais elaborados. Se inicia pela preparação dos presentes do noivo (duas cabras, dois brincos de cobre, um recipiente para leite, uma ovelha) e de presentes para a cerimônia. O casamento é finalmente celebrado quando um touro entra na cabana onde está a noiva e sua mãe, e este é morto.
SENEGAL
Nas tradicionais cerimônias de casamento desta região da África, os pais do noivo envia o seu filho mais velho para a cada dos pais da noiva, e junto com ele o dote (que pode ser em dinheiro, carros ou até casas). Os pais da noiva a consultam para saber se ela aceita tal união. Após a confirmação as duas famílias escolhem e marcam a data do casamento. Um dia antes da data escolhida, a família do noivo promove uma festa para a noiva e para prepará-la para viver com sua nova família. O casamento é realizado na casa do noivo. Os pais recebem os convidados com comida e bebidas não alcoólicas, enquanto esses trazem presentes em dinheiro, bebidas, açúcar ou especiarias.
SUDÃO
No povo Neur do sul do Sudão, o noivo tem de pagar de 20 a 40 cabeças de gado à família da sua noiva e o casamento só é considerado completo depois de a mulher ter dado à luz 2 filhos. Se a mulher não conseguir dar à luz, ele pode pedir o retorno das cabeças de gado. No entanto, se o marido falecer, a família do noivo deverá providenciar um irmão do falecido à viúva e este deverá adotar as crianças do seu irmão como suas.
ZIMBABUE
Na tribo Shona, o casamento é um processo que pode durar vários meses. O noivo paga um dote para casar, porem quem decide a data é a noiva, e esta não avisa ao marido, ou seja, a data é um segredo. Acompanhada de seus parentes ela caminha até a aldeia do noivo coberta de branco da cabeça aos pés, ninguém poderá ver seu rosto. Enquanto caminha, a família dança e solta sons ululantes e preparam uma festa improvisada.
A noiva coberta, percorre toda a vila ao passo que moradores e familiares jogam dinheiro aos seus pés e cantam musicas sobre casamentos felizes. Ela é consuzida por sua mãe, até a casa da justiça, uma espécie de cartório, onde tira o véu. Sua família e os demais presentes a vê pela primeira vez e uma grande festa com comida, bebida e muita dança é servida até o amanhecer. 


CURIOSIDADES

Muçulmanas com estilo

Mehmet Celikten, é o fundador da SETRE Vestuário Industrial Trade Company Limited, ele começou trabalhando como alfaiate em 1964, e em 1974 abriu sua primeira loja numa cidade próxima a Ankara, Turquia. A proposta da marca era oferecer 100% de qualidade nos tecidos e na fabricaçao de cada peça, e mesmo no decorrer de todos esses anos a qualidade continua sendo o marco da empresa.
A SETRMS tornou-se a marca de maior prestígio na Turquia e possui 250 lojas no país, além disso,como consequência do sucesso já está exportando para mais de 15 países, sendo estes Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Canadá, Ira, Jodânia, Síria, Líbia, Egito,Uzbequistao, Azerbaijao e Reino Unido.

 
 
 
Exterior e interior da loja em Istambul, Turquia.
Desfile da marca no Reino Unido
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotos da campanha de SETRMS para o Outono/Inverno

Noivas muçulmanas

algumas fotos de noivas muçulmanas. 
                                Noiva da Indonésia
                       Noiva da Málasia
As noivas da Indonésia e da Malásia usam tanto o vestido branco como vestidos em tons pastéis.
Noiva Árabe
                            Noiva Árabe

As noivas árabes, libanesas, turcas costumam casar-se de branco.


E vocês o que acharam?

O estilo das primeiras damas

Existe um ditado que diz: " Por trás de um grande homem, existe uma grande mulher", mas eu acredito que: "Ao lado de um grande homem, existe uma grande mulher", pois a mulher nao se resume apenas a uma sombra do marido. O sucesso do relacionamento depende de ambos caminharem lado a lado na mesma direçao, e é exatamente isso que acontece com essas mulheres poderosas que se tornaram um exemplo de competência e autoridade, com uma grande dose de estilo.
Entao, vamos ver alguns looks de sucesso dessas mulheres inteligentes e poderosas:
Michelle Obama, primeira dama dos Estados Unidos, nao tem medo de ousar nas cores e estampas. Ela veste-se de forma inusitada, misturando grandes grifes como Chanel e Dior com peças mais acessíveis, garantindo luxo e simplicidade ao look.

Carla Bruni, primeira dama da França, é um ícone da moda, sempre muito discreta e com referências de Jackie Kennedy, geralmente prefere usar Dior e sapatos Louboutin, é a fraca!

O estilo de Letizia Ortiz, princesa da Espanha, é seguido e copiado por muitas mulheres de todo o mundo. Vestida quase sempre pelo seu estilista preferido, Felipe Varela, ela é conhecida por sua elegância e sobriedade.

Asma Al-Assad, primeira dama da Siria, se veste de forma simples e modesta. Em 2010, ela foi eleita pela ELLE Francesa como a primeira dama elegante do mundo. Ela é considerada inteligente, elegante e sofisticada sem afetaçao.

Rania, rainha da Jordânia, tem um estilo bem parecido ao da princesa Letizia Ortiz,elegante e discreta. 

Com um estilo inconfundível e personalidade forte a Sheika Mozah Al-Thani, rainha do Qatar, vem se destacando como grande ícone de estilo mundial. Culta e inteligente, ela revela extremo bom gosto na hora da escolha dos modelitos, incorporando sempre a sua cultura e crença. Com visuais monocromáticos de alta-costura acompanhados dos turbantes, que sao sua marca registrada, Mozah rouba rouba a cena sem abandonar suas raízes culturais.

Henna - PAVAN, HENNA ARTIST


Arabic bridal Henna

Arabic henna


Indian henna design

bride henna









Arabic Henna Art
Body Henna


Diferentes tipos de véus islâmicos


(Fonte de pesquisa site Centro Islâmico do Ceará )
 
Por que a mulher muçulmana tem que se cobrir com o véu? Essa é uma pergunta que ouço, quase que, diariamente, e a resposta para a pergunta é muito simples, eu e quase todas as mulheres muçulmanas utilizamos o hijab (cobrindo a cabeça e o corpo) porque Deus o Altíssimo, nos ordenou que assim fosse. Mas, como assim? Deus o Altíssimo diz no Alcorao Sagrado:

"Ó Profeta dizei as tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos crentes que quando sairem que se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que se distinguam das demais e nao sejam molestadas; sabei que Deus é indulgente, misericordiosíssimo." (33ª Surata, Al Ahzab, versículo 59)

Durante o período pré-islâmico, algumas mulheres costumavam sair com as partes mais atraentes dos seus corpos expostos, e os vadios e os lúbricos, ficavam assediando-as, em seguida Deus o Altíssimo, revelou o versículo acima ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bençao de Deus estejam sobre Ele), ordenando a mulher crente a se cobrir com sua manta quando saísse de seu lar, de tal maneira que nenhum dos seus atrativos ficasse visível; porque dessa maneira ficaria claro a todas que ela era uma muçulmana honrada e nenhum hipócrita ousaria molestá-la.
Nesse versículo do Alcorao Sagrado fica claro que a razao dessa injunçao, nao é o temor de que a mulher venha a comportar-se mal, ou desconfiança dela, como alegam alguns ocidentais, mas sim pelo perigo para ela, por parte de homens imorais ( que nao falta nesse mundo né?), pois tem homens que nao podem ver uma mulher mais arrumada ou enfeitada que fica logo pensando um monte imoralidade, causando repulsa a maioria das mulheres, quer seja muçulmana ou nao! 

"Se sois tementes, nao sejais insinuantes na conversao, para evitar a cobiça daquele que possui a morbidez no coraçao, e falai o que é justo." (33ª Surata, Al Ahzab, versículo 32)
"Dizei às fiéis, que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores, e nao mostrem os seus atrativos, além dos que normalmente aparecem; que cubram o colo com seus véus e nao mostrem os seus atrativos, a nao ser aos seus esposos...nao chamem a atençao sobre seus atrativos ocultos. Ó fiéis, voltai-vos todos, arrependidos, a Deus, afim de que vos salveis." ( 24ª Surata, An Nur, versículo 31)
Burka:
É o traje tradicional das tribos pashtuns no Afeganistao. Este longo véu de cor azul ou marrom, cobre completamente a cabeça e o corpo da mulher muçulmana, e tem apenas uma rede sobre os olhos que permite a ela ter certa visao do mundo exterior. É pouco usada e envolve uma longa questao política.
Niqab:
É um véu integral (chador) e uma peça individual que cobre o rosto da mulher deixando, na maioria das vezes somente os olhos expostos, tendo no preto a sua cor mais comum. Algumas mulheres o vestem acompanhado de óculos e luvas. 
Chador:
O Chador (do persa "chaddar") é um tipo de vestido longo preso à cabeça, parecendo uma capa, é a vestimenta tradicional das mulheres do Ira.
Al Amira: é um tipo de hijab feito em viscolycra, composto por uma faixa bem larga e acompada de um véu inteiro que cobre o cabelo, orelhas e pescoço. É usado, principalmente, por mulheres muçulmanas que praticam esporte por nao haver necessidade de usar alfinetes e ser muito prático.
Hijab:
É o véu islâmico que cobre os cabelos, as orelhas e o pescoço, deixando visível apenas o rosto. Possui várias cores, estilos, tecidos, cortes, mas deve-se dar preferência sempre ao mais simples e modesto.

Agora para completar o post, tchararam....um vídeo tutorial que prometi a algum tempo ensinando a vestir o hijab de uma forma prática e rápida, ótimo para principiantes e mulheres que nao tem muito tempo a perder devido a correria do dia a dia:

Muçulmanas com estilo...

vamos a alguma festa ou evento e espero que gostem!
(Créditos das fotos:Revista Emel )

As tendências de Maquiagem para o verão 2012


Animadas para curtir a estação mais quente do ano? Além da praia, sombra e água fresca, algumas tendências de maquiagem prometem bombar, e claro, te deixar ainda mais gata. Fizemos uma seleção com nossas 5 apostas para esta estação. Confira abaixo:

BOCA TANGERINA

batom tangerina
Depois que a Pantone elegeu a Tangerine Tango como a cor de 2012 ela virou desejo. O tom é um laranja super intenso quase vermelho. Ele deixa o visual alegre com aquela pitada sexy que é a cara do verão. E melhor, é democrático pois combina com todos os estilos de mulheres. Se joga!

BOCHECHA LARANJA

blush laranja queimado
Depois da febre do blush coral a onda da vez é o laranja queimado. Ele injeta no rosto um ar de “tomei um solzinho hoje cedo”. Fica lindo e funciona super com a vibe saudável da estação.
#ficadica: quem não tiver um blush dessa cor pode misturar um pouquinho de pó bronzeador com blush coral/laranja.

ILUMINADO BRONZEADO

iluminador pó bronzeador
Verão é sinônimo de pele radiante e com aquele bronze lindo, né? Para conquistar esse efeito lance mão do pó bronzeador com carinha de iluminador. Calma que a gente explica! Trata-se de um iluminador (ou um pó bronzeador mesmo) com um tom claro e iluminado, vale pêssego, dourado e todas essas nuances solares. O truque é aplicar o produto abaixo do ossinho das maçãs.

OLHOS PEROLADOS

sombra pérola
Foi só a Chanel desfilar modelos “sereias” com sombra perolada para ela voltar com força para o cenário de beleza. O tom, um creme/branco cintilante, é uma ótima opção para maquiagens festivas, ou mesmo para dar
aquela iluminada básica no cantinho interno do olho (se for com textura cremosa melhor ainda). Fica lindo e é infalível!

OLHOS COR DE MAR

sombra cor de mar azul verde turquesa
A tendência sereia pegou, na maquiagem o resultado são sombras peroladas (como vimos acima) e com cor de mar. Vale turquesa, verde-água, azul esverdeado ou azul klein. Na dúvida combine o tom vibrante com marrom e preto, não tem erro, fica incrível e combina com todos os tons de pele!