segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Passaporte Espanhol

Existem algumas dúvidas bastante comuns em relação ao passaporte, dentre elas, o que é um passaporte? Trata-se de um documento de suma importância para quem deseja viajar para outros países, pois é um documento padrão, tanto nacional quanto internacional que garante o seu atendimento junto a embaixada, sua permissão de entrada e saída de outro país e também a liberação do país em caso de problemas civis. Em viagens nacionais o documento não é obrigatório, porém muitas pessoas utilizam o documento como forma de identificação, por se tratar de um documento oficial com foto. No Brasil, a Polícia Federal era a responsável pela emissão do passaporte brasileiro, porém, com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, este procedimento pode ser feito quase que por completo através da Internet.
 

É possível Tirar Passaporte Espanhol no Brasil?

Esteja ciente de que renovar o passaporte não é o mesmo que tirar um passaporte novo, neste caso se já tem um passaporte espanhol e deseja apenas tirar um nova via do documento, saiba que é possível tirá-lo aqui no Brasil. Esse tipo de serviço é sempre procurado por espanhóis que estão fora de seu país de origem e tem seu documento vencido, sendo necessário tirar uma nova via com validade atual para que possa fazer a viagem de volta para seu país. Nesse caso também já deve ter uma identidade espanhola, assim como ter nacionalidade do país em questão, já que só será permitido tirar um passaporte espanhol, se for nativo da Espanha.
Vá até uma embaixada da Espanha no Brasil e diga que deseja fazer a renovação do seu passaporte, sendo necessário apresentar a documentação pessoal e também mais algumas documentações que serão solicitadas durante o processo de renovação. Será feito a reformulação do pedido de envio do documento e enviado a Espanha, trâmites estes que podem demorar alguns dias para ficar pronto, porém a pessoa precisa estar ciente de que será necessário pagar algumas taxas, tanto para o envio dos documentos, quanto para o recebimento do novo passaporte espanhol. Feito tudo corretamente a embaixada entrará em contato quando o documento estiver pronto para ser retirado.

Tirar Passaporte Espanhol no Brasil

Para tirar o passaporte espanhol no Brasil é necessário ter nacionalidade espanhola, ou seja, ter uma certidão de nascimento informando que é natural da Espanha, mesmo que tenha nascido no Brasil. O país só oferece o passaporte para pessoas com cidadania espanhola, caso contrário a pessoa não pode fazer o pedido do passaporte espanhol, porém em caso de necessidade estas informações são oferecidas pela embaixada do país no Brasil, sendo necessário seguir até uma unidade para saber mais detalhes sobre como solicitar a renovação ou emissão da segunda via do documento.
A entrada do documento de identidade do país pode ser feito junto a embaixada, lembrando que em alguns casos é necessário adquirir serviços terceirizados de empresas especializadas nesse segmento. Com o documento de identidade em mãos, o cidadão espanhol já estará apto a dar entrada em seu passaporte espanhol no Brasil. Além do documento de identidade, o cidadão espanhol deverá preencher um formulário solicitando a renovação ou emissão de uma segunda via do seu passaporte, podendo este formulário ser retirado em Embaixadas, Consulados e Agências Consulares da Espanha no Brasil.

Documentos necessários para Tirar Passaporte Espanhol

Para que a emissão do passaporte espanhol aconteça, será necessário, além do formulário de solicitação, apresentar cópias originais dos documentos pessoais do cidadão espanhol, além é claro da comprovação dos mesmos através dos documentos originais. Serão necessários:
- RG
- CPF
- Carteira de Motorista
- Passaporte Brasileiro
- Passaporte Espanhol
- Certidão de Nascimento, ou
- Certidão de Casamento
- Comprovante de Residência
- Fotos 5X5 com fundo branco e rosto medindo entre 2,5 cm e 3,5 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário